-
Arquitetos: TJAD Original Design Studio
- Área: 100 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:ZY Architectural Photography
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este pavilhão faz parte do projeto Maozhou River Greenlane, localizado na margem norte do rio no distrito de Baoan, Shenzhen, China. O volume está situado na paisagem aberta a leste e a oeste, com a Yangyong Road ao norte e o rio Maozhou ao sul.
Relações Urbanas. Este é um pavilhão público de pequena escala que faz parte da fase experimental do Projeto Greenlane. Ele fornece uma gama de equipamentos públicos, como espaço verde público, cafeteria, local de descanso, banheiro público, fraldário e galeria cênica. Adotando a cabana da floresta como protótipo, o desenho da estrutura integrou uma série de funções com a paisagem do local, introduziu um corredor visual e construiu uma plataforma cênica. O espaço e as estruturas de abrigo trabalham em conjunto para formar um pavilhão de madeira único que estimula a vitalidade do local.
Uma Estratégia Unificada de Projeto para Arquitetura e Paisagismo. O pavilhão possui um único telhado inclinado que se eleva da cidade em direção à paisagem. Ele se abre para a paisagem com paredes de vidro transparente e se mistura com a natureza através de um espaço profundo e protegido abaixo do telhado. Em direção à cidade, a estrutura é recuada para se juntar à paisagem artificial, reduzindo sua presença visual.
Construção rápida usando sistema pré-fabricado. A estrutura principal segue um sistema de módulos de 3 metros. Uma escala relativamente pequena torna os componentes mais íntimos aos olhos humanos e cria um ritmo perceptível. A estrutura principal é feita de tubos quadrados de 100x60mm HR; os elementos longitudinais têm 140x60mm com camada dupla e vigas transversais de 40x120mm com espaçamentos de 200mm. O telhado é feito com placas de metal estabilizadas por cabos de aço inoxidável que são pós-tensionados. Todos os componentes de madeira e metal são padronizados, pré-fabricados e montados no local, garantindo um alto nível de acabamento dentro de um cronograma apertado.
A Estrutura Exposta como Decoração. Com pilares de aço, vigas de camada dupla, terças de madeira e cabos de aço trabalhando tanto visual quanto estruturalmente, o pavilhão expõe com franqueza seu fluxo de força e a tectônica como decoração. Como um equipamento público contemporâneo inserido na paisagem, o volume não apenas abriga funções públicas, mas incentiva o encontro dos cidadãos, trazendo aconchego à vida cotidiana.